terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

na tv

parente de um cara morto num assalto:
- era una persona eccezionale. buona. andava in bicicletta.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

sou eterna nessa Brasila

eu ia chamar o post de "diário de bordo" mas é um titulo tao besta (e previsivel, e geralmente impróprio) q ia AFUGENTÁ-LOS.

MAS era inspirada no livro q acabei de ler esses dias, do Poe, "O relato de Arthur Gordon Pym", uma viagem (nos dois sentidos (ha-ha); no literal, de barco). achei q começou ótimo apesar de eu nao entender 98% dos termos nauticos, mas o fim foi uma decepcao. de todo modo recomendo. li a edicao pocket da L&PM q tinha aqui no ape.

ontem li o conto "Noites brancas" do Dostoievski, muito engraçado e FOFO até, nunca tinha lido nada tao light dele. recomendo fortemente. e taaaao bem escrito (claro, SAUDEMOS muito a tradutora por isso, nesse caso Ruth Guimaraes), ao contrario de outros livros aqui do ape q tentei ler mas, POR BACO, q falta de talento pro METIER. e estes eram em portugues mesmo, nao dava pra culpar a traduçao.

ainda nesta vibe literaria, finalmente consegui VISLUMBRAR um PRÓ dos kindles-e-afins q me faria adquirir um. ok, sei q há milhoes de PRÓS mas eu, nas CNTP, FATALMENTE continuaria lendo muito mais blogs etc do q livros. tenho lido mais livros aqui pq estou nessa de internet limitada. bom, tentei ler uns "contos escolhidos" (adoro este tipo de titulo) do Kafka mas fui impossibilitada por causa da distancia entre-linhas. consegui relevar a fonte esdruxula (a ediçao é de 2000, nao justifica a fonte Correio do Povo 1900) e tentei me concentrar no CUNTIUDO mas nao deu. e o melhor é a frase na contracapa: "uma ediçao Itatiaia é sempre um bom livro". lamento mas estao enganados, pra mim estragaram o livro. ENTAO me ocorreu q isso sim seria um belo PRÓ nesses APARELHOS, poder formatar TUDO conforme o proprio gosto.

***

mas eu ia mesmo era falar da guerra em Milao, dos norte-africanos X sul-americanos. no sabado um peruano matou a facada um egipcio e aí começou a BARBARIE. a COMUNIDADE egipcia recebeu reforços da marroquina e foram CAÇAR "sul-americanos" pelo bairro. os italianos muito sensatos aderiram, jogando coisas em ambas FACÇOES pela janela.

eu nao tinha noçao e fiquei muito irritada qdo percebi como ninguem se mistura aqui. todo mundo sabe q estrangeiro é discriminado e tal, mas é muito pior. em milao passei por um bairro todo chines. letreiros das lojas todos em chines, ÀS VEZES tambem em italiano. a cada 20 pessoas com cara de chines na rua, 1 sem cara de chines. o q eu deduzo é q os chineses vêm, vao morar ali, trabalhar com seus parentes/amigos chineses e era isso. posso pensar ok, chines é uma cultura tao distante, é mais dificil mesmo se integrar... mas é assim com todos.

fiquei até surpresa com o quanto fiquei puta com isso. sei lá, o "normal" seria lamentar oh q pena a coisa chegar neste ponto e blablabla mas eu me irritei. vai ver é aí q RESIDE toda a minha BRASILIDADE hahhahaha, na questao CALDEIRAO DE CULTURAS (premio pra quem CUNHOU esta expressao). 

enfim. IRRITANTE.

***

ah, aproveitando o "diário de bordo", esqueci de contar antes q parei de ir nas tais aulas.

eram bem deprimentes, só mulher, a maioria delas casada com um italiano e obviamente "nao integradas" (imagino q leve aaaaaaanos pra maioria delas conseguir se INSERIR na familia e nos amigos do cara), cada uma falando errado à sua maneira, o q nao seria muito problematico se a professora corrigisse (nao era o caso), a professora leeeeeeennnnntaaaa (acho q deve ser otimo pra niveis iniciais mas essa era a turma mais avançada, dava pra ir mais rapido), e as colegas mais interessantes q podiam contribuir pra elevar o nivel dos assuntinhos "debatidos" nunca mais apareceram, a japonesa professora de piano e a dominicana - essa acho q era mais interessante PRA MIM apenas, pq era a unica americana (das americas todas, digo), e tem coisas q só americanos entre si compartilham. como li uma vez (posso jurar q foi em algum lugar aqui mas nao acho!!!), nós crescemos com chaves e chapolin e isso muda tudo.

***

pra quem nao conhece a referencia do titulo: video aqui. "é site?" hahahahah

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

resumindo

bien, entao a vinda da gi foi assim:

quinta, 04/02 - esperei ela na stazione centrale por mais de 3h. sim, fui muito otimista na previsao e agora já sei. como ela estava descansada e disposta, comemos e caminhamos até o duomo. na praça do outro lado da galeria vittorio emanuelle tinha aquela "instalaçao" das lesmas. dentro do duomo um casal de cantores estava dando uma ensaiada (o videozinho ali 2 posts abaixo). na escada do metro ali na praça a gi reconheceu o som da escada-piano - eu nao teria me ligado, achei q era algum musico la embaixo. aqueles 2 guris do video ali embaixo estavam tentando tocar "my heart will go on" (nao sei pq mas me parece q os italianos tem uma PREDILEÇAO por esta musica, vive rolando na tv - e tb aquelas da whitney houston, da mesma época). depois caminhamos até o castelo sforzesco, nao achei nada assim ooohhh, pegamos o metro ali perto e depois o trem pra vigevano.

sexta, 05/02 - amanheceu nevando moooooito (nao tava previsto) e resolvemos só ir no super e voltar pra casa. a gi comprou um monte de extravagancias e ainda cozinhou. fizemos mini bonecos de neve e decidimos ir pra lugano no dia seguinte mesmo com previsao de nublagem.

sábado, 06/02 - saímos de casa às 7h, os trens estavam atrasando e o q era pra sair 7h47 saiu 8h15. com isso perdemos o trem das 9h10 da centrale pra lugano e tivemos q esperar o das 11h10. chegamos lá 12h10, os policiais da fronteira nao pediram nosso passaporte. achamos tudo lindo, lago e montanhas, tinha um sol TIMIDO. caminhamos bastante e depois de perceber q era tarde pra achar almoço tomamos café com croissant. depois abriu um sol mais escancarado, no fim foi o dia mais bonito destes. caminhamos mais, fomos num super onde a gi comprou milhoes de chocolates e às 17h48 pegamos o trem de volta pra milao. o trem pra vigevano atrasou quase uma hora e chegamos em casa quase 22h.

domingo, 07/02 - com uma névoa fortissima, decidimos nao fazer passeinho nenhum por vigevano como era o plano inicial. fomos só tomar um sorvetinho na sorveteria mais perto.

segunda, 08/02 - só levei a gi até a estaçao daqui, ela pegou o trem sozinha pra fazer o resto da indiada (trem, metro e onibus ate malpensa).

e foi wilson.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

gi a milano

ok, eis aí as nossas fuças:



tem mais no picasa

visita

well, minha prima Gisele é minha primeira visita aqui. hj fui busca-la em milao e depois ja demos uma passeada turistica. por ora só 2 videozinhos, depois conto alguma coisa e ponho umas fotos.


no duomo, uns cantores ensaiando com o power orgao:



cidadaos tocando a musica do TAITÉNIC naquela escada de metrô: